fbpx

O poder na natureza nos ambientes com o design biofílico

Integrar o verde natural nos espaços nunca se fez tão importante. Explore o design biofílico e desfrute dos benefícios!

Sabe aquele ambiente que te aproxima da natureza, mesmo com elementos industriais e até mesmo minimalistas? Bom, essas são as principais características do design biofílico. 

Mas você deve estar se perguntando o que isso significa. A gente te explica em detalhes neste post, como a natureza nos espaços pode causar um impacto positivo na nossa saúde e melhorar o bem-estar. Vem com a gente! 

O conceito de Design Biofílico 

A palavra “biofílico” vem do termo biofilia, que é compreendido literalmente, como amor à vida ou aos sistemas vivos.  

O objetivo do design biofílico é criar uma atmosfera mais natural com recursos da natureza para que as pessoas se inspirem nas paisagens e beleza do verde. Um ambiente construído assim, beneficia diretamente a saúde física e mental de quem ali frequenta. 

A proposta vem da necessidade de estarmos em contato e interagir com a natureza através da vegetação, iluminação natural, jardim vertical, formas orgânicas e inúmeras formas de cuidar da saúde física e mental no dia a dia.  

Muitas vezes essa conexão é perdida diante a avalanche urbana em que somos inseridos. Com isso, o design biofílico traz para o cenário cotidiano, espaços mais aconchegantes sem deixar a modernidade de lado.   

Exemplo disso é quando perguntamos para alguém, onde gostaria de relaxar ou onde se sentiria melhor depois de uma jornada exaustiva. A resposta é quase imediata: qualquer lugar em contato com a natureza.  

Salvo aqueles que não possuem familiaridade com a natureza, o desejo é instintivo. O ser humano associa a natureza com paz interior, inspiração. 

Os benefícios do design biofílico 

Como falamos anteriormente, o design biofílico não se limita na inserção de um objeto da natureza na área externa ou interna de um ambiente já estruturado. Vai muito além disso.  

A falta de um contato – seja direto ou indireto-  pode causar efeitos negativos na saúde e até mesmo na produtividade. Para que isso não se torne uma realidade trágica, o design biofílico contribui (e muito!) em áreas produtivas e criativas de diversos ambientes de trabalho. 

Entre as soluções biofílicas para problemas, podemos destacar:

🍃 Ajuda a reduzir o efeito do estresse e ansiedade; 

🍃 Bem-estar elevado; 

🍃 Estímulo da criatividade; 

🍃 Aumento da produtividade nas empresas; 

🍃 Estética única e consciente. 

Priorizar a iluminação natural também faz parte do design biofílico 

Sem dúvida, estar em um ambiente bem iluminado faz toda diferença. A luz natural é um fator excelente para reduzir custos e trabalhar a concentração da melhor forma, sem exageros. 

O aproveitamento da iluminação natural em conjunto com o design biofílico está cada vez mais forte entre as empresas. O escritório da Amazon , em Seattle, é um grande exemplo disso. 

A atmosfera verde deste edifício é composta por três esferas envidraçadas e repletas de vegetação, totalmente inspirada na ideia de biofilia. Bem lindo, não é mesmo? 

A entrada de luz das janelas é a mais indicada, mas se porventura essa fonte for inviável, uma alternativa interessante é implementar tubos solares, por exemplo, para que a luz natural difusa entre nos ambientes internos. 

Tenha uma acústica aprimorada no seu projeto! 

Ventiladores, elevadores e outros tipos de equipamentos mecânicos transmitem ruídos do sistema HVAC nos espaços em que são instalados.  

Nesse sentido, torna-se preciso um bom isolamento acústico para reduzir a transmissibilidade entre os locais. Ou seja, aqueles que querem unir o útil ao agradável, podem usar o design biofílico por meio de vasos de planta e até mesmo fontes de água para inibir os sons indesejados. 

Paredes e telhados verdes não apenas servem como um upgrade visual, mas sim, como uma melhora geral para o ambiente e o bem-estar das pessoas que convivem naquele local. 

Nada melhor do que um espaço de descanso arborizado 

O abrigo, um dos 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico), aborda a importância da criação de um espaço dedicado para o descanso e descompressão dos colaboradores.  

Sempre é possível recuperar a energia durante ou após a maior parte de uma jornada puxada. E tem coisa melhor do que fazer isso através do contato com a natureza? 🌱💚 

A natureza possui as vistas mais lindas 

Nem sempre os edifícios são localizados próximos a paisagens arborizadas. Por isso, o arquiteto pode incluir árvores, plantas e diferentes formas de jardins no projeto. Seja ele residencial ou corporativo. 

Dessa forma, o público terá o acesso e vistas mais estimulantes e ricas que a maior fonte de vida pode nos proporcionar.  

São infinitos benefícios que a natureza nos traz diariamente. Poder aproveitá-los, é um ato de consciência e responsabilidade. Consulte um profissional de sua confiança e aposte esta tendência à realidade do seu lar ou empresa. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *