Sala e cozinha integrada: como fazer as melhores escolhas?
Ter sala e cozinha integrada requer cuidado e planejamento para desfrutar suas grandes vantagens
Unificar dois ambientes é uma prática cada vez mais comum em casas e apartamentos pequenos daqueles que desejam praticidade e funcionalidade no dia a dia, com sala e cozinha integrada, por exemplo.
Sem dúvida essa é uma das principais tendências quando se pensa em uma decoração versátil. Mas é preciso ter certos cuidados para estruturar essa mudança de forma inteligente.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo as melhores dicas de sala e cozinha integrada, para você conhecer o que há de novo no mercado e investir em alternativas modernas e despojadas para o seu lar. Confira a seguir e anote as ideias que mais se identificar!
Tipos de divisões para sala e cozinha integrada
Para integrar a cozinha americana com sala, é preciso dividir o espaço da forma correta. As opções vão desde bancada de madeira e painel até móveis planejados, e objetos decorativos sob medida.
Além desses, existem as seguintes possibilidades:
Painel de TV
Instalar um painel de TV contribui bastante para a otimização na hora de dividir os espaços, se uma bancada foi acrescentada ainda, ficará melhor para dispor objetos e organizar o ambiente.
Revestimentos diferenciados
Ao integrar a sala de jantar com a cozinha pode ser aquele toque final que faltava para o seu lar. Na parede, você fica livre para repaginar como quiser: seja com uma cor impactante ou um papel de parede diferenciado em cada lugar.
A tão famosa bancada
Com certeza a bancada é o tipo de mais comum na hora de deixar a cozinha integrada com a sala de estar. Você pode usá-la para limitar o espaço entre a mesa de jantar, a sala e até mesmo a área de serviço.
Aposte em uma ilha
Geralmente, a ilha é integrada com os móveis para deixar bem claro a diferença entre a cozinha e a salas. O estilo minimalista desse recurso, é ideal para deixar o ambiente mais multifuncional com o ganho de uma pequena mesa para rápidas refeições, agilidade em atividades culinárias e espaço para cooktop.
Vale usar objetos decorativos também!
Nichos, vasos com plantas e prateleiras são ótimos exemplos de objetos decorativos que ajudam a organizar os utensílios de cozinha, além de decorar a casa.
Aposte em lustres pendentes para deixar a integração ainda mais confortável
Para deixar o ambiente mais confortável, aposte em lustres pendentes e tapetes para manter a sala e cozinha integrada.
Como dissemos anteriormente, a iluminação em um ambiente integrado possui uma importância muito forte porque um lustre bem escolhido pode transformar a sua sala de jantar no estilo industrial, por exemplo.
As luminárias são divididas em quatro categorias, sendo cada uma com a função de distribuir, filtrar ou modificar a luz emitida.
Invista em coifas e ou depuradores para evitar que o aroma não circule entre a cozinha e a sala
O projeto de uma cozinha deve ser feito com bastante atenção e cuidado, especialmente no que diz respeito aos equipamentos que farão parte de uma integração de ambiente.
Nesse caso, estão o depurador e a coifa. Embora apresentem funções semelhantes, eles atendem necessidades diferentes.
O depurador é fixo na estrutura acima do fogão, onde se faz apenas a depuração do ar. Sendo menos potente que a coifa, o aparelho filtra apenas a gordura e odores que circulam em torno da máquina.
Já a coifa é indicada para aqueles balcões que ficam no centro da cozinha ao estilo americano. Essa é uma opção para quem deseja uma decoração com a coifa como destaque.
Escolher uma paleta de cores que unifique os ambientes, faz toda diferença!
Através das cores podemos ter a sensação de estarmos em só um ambiente. Uma cozinha toda branca com a mesma tonalidade da sala, cria uma perfeita sintonia entre as paredes.
As grandes vantagens de uma sala e cozinha integrada
Ter a sala e cozinha integrada é uma excelente alternativa para quem ama receber amigos e familiares, e ainda ter a possibilidade de preparar uma deliciosa refeição ao mesmo tempo em que faz companhia aos convidados.
Integrar esses dois espaços demonstra um cuidado maior com o conforto e atenção a quem frequenta o ambiente, ou seja, você pode conversar com as pessoas enquanto prepara um delicioso jantar.
Outro ponto que ganha o coração de quem quer delimitar o espaço pequeno é a sensação de amplitude e conforto para se locomover de uma área para a outra. Sem falar no benefício de uma iluminação mais expandida pela área.
Entre essas vantagens, você pode também apostar em uma decoração mais moderna e criativa com layouts diferenciados, e aproveitar a luz natural do ambiente com tons neutros em paredes e acessórios.