fbpx

Aprenda a otimizar o espaço do apartamento de forma descomplicada!

Está pensando em otimizar o espaço do apartamento, mas não sabe como? Estamos aqui para te ajudar nessa missão! 

Os ambientes menores e compactos representam uma tendência global nos lançamentos de imóveis. Por isso, é bem importante saber como se adaptar e  

otimizar o espaço do apartamento de forma descomplicada. 

E sim, é totalmente possível unir o aconchego e a modernidade na hora de planejar a reforma do seu lar. Curioso (a) para saber mais? Continue lendo o artigo e aprenda a otimizar o espaço do apartamento em 5 passos simples e certeiros! 

5 dicas de como otimizar o espaço do apartamento de forma descomplicada 

Se você está atrás de ideias criativas e inovadoras para repaginar os ambientes do seu imóvel, nós temos um segredo para te contar: as melhores inspirações estão aqui. Olha só! 

1. Aposte no minimalismo 

Já ouviu a frase ‘menos é mais’? Este é o lema de quem leva uma vida minimalista, na qual, poucos móveis e acessórios no lar dão o verdadeiro charme na decoração do apartamento. 

Como em qualquer estilo de projeto, é preciso analisar as possibilidades de mobília, as cores das paredes e itens decorativos, quais elementos irão ser o destaque de cada ambiente. Esse processo é crucial para se conseguir unir personalidade e uma estética harmoniosa. 

No minimalismo, é recomendado móveis funcionais para facilitar a circulação entre os ambientes, optar por cortinas de tons sóbrios para dar mais elegância e evitar muitos adereços para não pesar o cômodo. 

Acredite: isso faz muita diferença na hora de modernizar o imóvel, porque você começa a dar mais importância para a qualidade que o cercam, do que para a quantidade de itens que possui e podem não fazer sentido. 

2. Instale portas deslizantes (ou portas de correr) 

Além de deixar o ambiente mais moderno, as portas deslizantes, as famosas portas de correr, oferecem a chance de otimizar o espaço do apartamento com a integração entre os cômodos. 

Quando abertas, a partir do deslizamento lateral, as portas deslizantes servem como divisórias capazes de arejar o ambiente e ainda possibilitar maior privacidade quando estão fechadas. 

Essa opção se encaixa perfeitamente para quem deseja reduzir o barulho e ter um escape na hora de esconder a bagunça antes dos visitantes chegarem. Afinal, dá para combinar beleza com utilidade sim, até na funcionalidade das portas. 

3. Invista em móveis planejados 

A gente sabe que dá vontade de mobiliar a casa toda com os móveis mais lindos e diferentes que existem no mercado. Mas sabemos também que isso pode ser um tanto quanto arriscado, principalmente se você deseja otimizar o espaço do apartamento. 

Muitas vezes, aquele rack maravilhoso pode não caber na sua sala. Ou aquele guarda-roupa gigante talvez não faça sentido no quarto, justamente por obstruir a passagem. São nos detalhes que as estratégias devem ser traçadas. 

Por essas e outras, os móveis planejados são considerados ideais para garantir a funcionalidade do ambiente. Isso porque, muitos projetos sob medida podem abrir um caminho de diversos tipos de utilização. 

O encaixe perfeito nos espaços, além de deixá-los sem sobras, permite que você escolha o número de gavetas e prateleiras que vai precisar. É muito mais prático e confortável esse tipo de mobília.  

4. Escolhe bem os eletrodomésticos 

Ao integrar a cozinha com outros ambientes é importante levar em conta a composição geral que será feita a partir dos eletrodomésticos. Utilizar o cooktop, microondas e fornos embutidos, facilitam muito na hora de otimizar o espaço do apartamento. 

Dessa forma, você evita que cada eletrodoméstico seja espalhado – sem necessidade – pelo imóvel. Sem contar em poder decorar os ambientes com eles, diante das opções de formas e cores diferentes. 

5. Use as paredes 

Quando falamos em paredes, logo pensamos apenas na pintura e nos quadros que podem ser fixados nelas. Porém, dá para aproveitar ainda mais a funcionalidade escondida no concreto. 

Você pode colocar espelhos pequenos, médios ou até mesmo aqueles que vão até o chão para ampliar visualmente o ambiente e otimizar o espaço com sucesso. Além disso, nichos e prateleiras podem se tornar ainda mais funcionais com o compartimento de objetos decorativos. 

Gostou das nossas dicas para otimizar o espaço do apartamento de um jeito criativo e despojado? Acompanhe nosso blog e receba mais ideias para se inspirar na hora de escolher o projeto do seu imóvel. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *