fbpx
apartamento pequeno

Vou me mudar para um apartamento pequeno, e agora?

Descubra como otimizar espaço e aproveitar cada ambiente de um apartamento pequeno

Realmente, mudar de casa é sempre um desafio. Muitas são as razões que levam uma pessoa a sair de um espaço maior para morar em um apartamento pequeno, o que já é uma realidade cada vez mais comum.

Mas um ponto importante surge nesse processo: como adaptar a quantidade de pertences em pouco espaço? Por onde começar?

Para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo bem completo com algumas dicas de como dar o primeiro passo sem sofrer. Vem com a gente!

Vai mudar para um apartamento pequeno? Saiba como otimizar o espaço de forma inteligente!

O conceito de espaço pequeno está diretamente ligado à praticidade e aconchego, mas a gente sabe que até chegar a esse momento, é preciso colocar as coisas no lugar.

Vivenciar essa experiência pode ser bem bacana, porque você desenvolve a capacidade de se adaptar rapidamente a novas realidades. Inclusive em um estilo minimalista e moderno em poucos metros quadrados.

Então prepare-se para anotar todas as nossas dicas de mudança que farão toda a diferença na hora de organizar sua vida em um apartamento pequeno.

➡ ️ Comece pelo planejamento!

O planejamento de um apartamento pequeno é feito antes mesmo da mudança. Aproveite para medir todos os ambientes da nova moradia. Isso ajuda muito na hora de comprar os móveis e objetos.

Ter a dimensão do espaço como um todo facilita a seleção de objetos e decoração, além da escolha das cores para dar a sensação de amplitude em determinados cômodos.

planejamento

➡ ️Foque na organização

O ideal é selecionar o que vai e o que fica. Mesmo as coisas mais simples precisam ser bem pensadas para que não falte nada e nem exceda o espaço de um apartamento pequeno.

A maneira mais organizada de fazer isso é começar pelos objetos menores, peças de roupas e acessórios. Deixe os móveis para serem desmontados por último, vai ser mais fácil lá na frente.

E por falar em roupas, vale fazer aquela limpa geral do que é realmente usado e do que não é. Tire um tempo especial para selecionar as peças e separe o restante para doação a familiares e amigos próximos.

Setorizar e identificar as caixas também ajuda muito na hora de organizar as coisas na nova casa. 😊

➡ ️Opte por mobília multifuncional

Apostar em móveis planejados ou até mesmo peças multifuncionais é uma excelente alternativa, porque ao mesmo tempo que você otimiza espaço, tem uma mobília bonita e moderna.

Além de dar uma estética diferenciada para o seu ambiente, optar por móveis multifuncionais faz toda diferença na hora de alocar o guarda-roupa com porta de correr em um quarto pequeno, por exemplo.

Entre as opções coringas existentes no mercado, temos mesa de centro com vários formatos e tamanhos que se transformam em bancos, banquetas que são porta-objetos, armários que se desdobram em meses, e muito mais.

Dessa forma, você ganha muito mais espaço para circulação e liberdade para decorar os ambientes do jeito que sempre quis.

➡ Integre os ambientes

Chegamos a uma proposta que vem sendo adotada cada vez mais para quem deseja aproveitar o espaço de forma inteligente. A integração de ambientes possibilita unificar dois ou mais cômodos através da eliminação parcial ou total de paredes.

Alguns exemplos disso são sala e cozinha integrada , sala com varanda gourmet, quarto ou sala de estar com home office, entre outras maneiras.

Projetar os ambientes integrados em um apartamento pequeno traz inúmeras vantagens, como a sensação de amplitude com cores escuras, melhor utilização de iluminação natural  com cores claras e possibilidade de personalização.

Sem contar que os ambientes se tornam mais aconchegantes e próximos, condição perfeita para curtir mais a família e receber amigos.

➡ Como ter uma harmoniosa decoração de apartamento pequeno?

Além de ser uma tarefa divertida e prazerosa, decorar os ambientes é importante para você tirar proveito do pouco espaço e assim, garantir um lar fluido e que carregue a sua personalidade em cada detalhe.

combinação de cores

O mais legal de tudo isso é apostar em paredes claras e outras combinações de cores, adotar um estilo minimalista onde “menos é mais”, brincar com a versatilidade de prateleiras, nichos e armários aéreos, usar e abusar de espelhos e de quebra ter uma iluminação natural vinda das janelas.

Já para o banheiro, pode-se investir em um estilo industrial para sair um pouco do mais do mesmo, com o cimento queimado.

➡ Solicite ajuda de um profissional no projeto de ambientes

Nada melhor do que ter o respaldo de um profissional nessas horas, não é mesmo?

A função do design de interiores é transformar os ambientes de acordo com os desejos e necessidades espaciais dos moradores, prezando sempre pelo estilo de cada um.

Além disso, ele traz o que há de inovador no mercado e busca unir funcionalidade com estética de forma que o seu imóvel fique mais agradável, confortável e elegante.

Está mais seguro para dar o primeiro passo na mudança? Com essas dicas, vai ser muito mais fácil seguir com esse processo sem dor de cabeça.

Até a próxima!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *