fbpx

6 dicas de decoração para sala pequena

Ainda está em dúvida em como planejar a  decoração para sala pequena? Estamos aqui para te ajudar nessa missão! 

Pensar nos elementos de uma decoração para sala pequena é um tanto quanto desafiador. A realidade é que a maioria das opções disponíveis no mercado são direcionadas apenas a salas grandes e espaçosas.  

É exatamente neste momento que algumas dúvidas começam a aparecer. ‘Será que os móveis vão caber?’ ou ‘Como ganhar espaço aqui ou ali?’. 

Para responder essas e outras questões, listamos 6 ideias para decorar sua sala de estar pequena de forma confortável e bem moderna. Vamos lá? 

6 dicas para a decoração para sala pequena 

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar a decoração de sala pequena é obter a medida geral dos espaços para planejar os móveis de modo seguro.  

O ideal é reservar no mínimo 60 cm de largura para a livre circulação no ambiente, sem a obstrução de passagem com móveis ou cadeiras.  

Com a metragem do espaço em mãos, chegou a hora de colocar o projeto em movimento, prestando atenção nas seguintes ideias para sala pequena: 

1. Faça um planejamento inicial 

Decorar pode parecer simples. Afinal, é só comprar objetos decorativos que combinem com a sua personalidade que está tudo certo, não é mesmo? Bom, isso pode funcionar se a intenção é ter uma área bem mista.  

Mas a verdade é que a gente precisa planejar os detalhes. Eles são os responsáveis por dar aquele toque final, o charme que estava faltando. Então, para garantir o melhor aproveitamento do espaço é importante que você faça um planejamento. 

Selecione itens que apresentam versatilidade, como plantas, mesa de centro, quadros. Isso faz toda diferença na sua perspectiva visual. Você vai começar a ter uma noção do que seria interessante colocar no canto da sala para otimizar espaço ou até mesmo criar uma sensação de amplitude. 

2. Atenção ao tamanho dos móveis! 

Foto ilustrativa de um dos nossos projetos para sala pequena. 

Ambientes pequenos exigem uma estratégia diferente.  

Prefira móveis que sejam visualmente leves e delicados, ou seja, de composição vazada, espelhados ou transparentes para dar um respiro. Uma vez que as peças estofadas, como sofá ou cadeiras, irão tomar grande parte do perímetro. 

E por falar em sofás, opte por modelos sem braços e mais baixos para você ganhar mais espaço. Se achá-lo insuficiente, utilize pufes como complementos versáteis. 

Escolha móveis que realmente serão usados e poderão ser funcionais. Há tantas opções criativas, que podem ser facilmente inseridas na sala, como mesas encaixadas e retráteis. Lembre-se sempre que: menos é mais ! 

3. Utilize cores neutras nos móveis e paredes 

Já que estamos falando de decoração para sala pequena, recomendamos que você utilize tons neutros para combinar com o branco. Cores quentes e mais fortes tendem a deixar o ambiente carregado com a sensação de sufocamento. 

É claro que se pode utilizar uma paleta colorida e estampas em certos detalhes e objetos. Aproveite essa liberdade para brincar com itens divertidos. Mas se o seu objetivo é ter uma sala mais ampla, aposte em papel de parede, cortinas e tapetes mais neutros ou escuros. 

4. Invista em espelhos 

Aplicar espelhos em salas pequenas é uma estratégia bem eficiente para criar novas perspectivas visuais e ampliar o espaço.  

EVITE fixar os espelhos em frente à TV ou em ângulos que reflita as pessoas sentadas no sofá. Isso porque, quando posicionados em frente a luminárias e janelas, refletem a luz e ajudam a intensificar a iluminação interna do ambiente. 

Os modelos maiores que chegam a cobrir uma parede são uma alternativa muito interessante, justamente porque dão um sentimento de amplitude. Embora seja uma ótima pedida, evite pecar pelo excesso e carregar a sala com tantos reflexos. 

5. A cortina pode transformar a sua sala! 

Foto ilustrativa de um dos nossos projetos para sala pequena. 

Além de deixar o ambiente ainda mais elegante, a cortina é uma excelente opção em salas pequenas. Ela pode oferecer funcionalidades que devem ser levadas em consideração. 

Ao escolher o modelo, pense nas suas necessidades. As cortinas blackouts deixam o ambiente mais escuro, perfeito para impedir a entrada de luz externa durante o dia. 

Isso porque, o excesso de luz pode alterar a cor de móveis especialmente amadeirados e ainda, prejudicar muito a visibilidade da TV, quando estiver ligada.  

Se um dia acontecer de uma visita dormir na sala, você ficará livre da preocupação da luz do sol ultrapassar a tecnologia do tecido. 

Os benefícios em investir na cortina certa, envolvem a união de estilo e a impressão de que o ambiente é maior do que a realidade. 

6. Imprima sua personalidade na decoração 

Finalmente chegou a tão aguardada etapa de escolher os objetos decorativos! 

A variedade de estilos dos elementos é tanta que dá vontade de sair comprando tudo o que a gente vê pela frente, né? Mas é importante focar nas dimensões e locais em que cada objeto vai ocupar. 

Não adianta escolher o quadro mais colorido ou minimalista, que você tanto adorou, se ele for grande demais. Correr esse risco vai matar um espaço que poderia ser melhor aproveitado com outros itens. 

Para se ter uma harmoniosa decoração para sala pequena, invista em objetos pequenos ou suspensos. Exemplos disso são: vasos de chão que podem ser espalhados pelo ambiente, quadros encostados na mesa ou no chão e muito mais. 

A ideia é unir personalidade e estilo sem exageros. Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional para escolher os melhores elementos de uma decoração para sala pequena. 

Ele irá te passar todas as orientações que integram um projeto de interiores, com todas as dicas e medidas. 📝📐 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *