fbpx
apartamento minimalista

Menos é Mais: Apartamento Minimalista do seu Jeito!

Seu sonho é deixar seu apartamento minimalista? Faça isso da forma correta e torne esse o seu estilo de vida.

Otimizar espaço e deixá-lo mais aconchegante com poucos móveis e acessórios, vem ganhando adeptos no mundo todo. O conceito de ‘menos é mais’ cai muito bem quando o assunto é apartamento minimalista.

Existem infinitas possibilidades de decoração por aí, mas unir praticidade e funcionalidade é o que muita gente está buscando. Por isso, elaboramos este conteúdo para você conferir as principais tendência do estilo minimalista.

Está preparado para anotar tudo? Então vem com a gente!

O conceito de apartamento minimalista

Quando falamos de decoração de casas, logo vem à mente a mistura texturas e cores extravagantes. Mas o minimalismo vem na contramão disso tudo, principalmente no que diz respeito a apartamentos pequenos.

A decoração minimalista é composta por elementos de sobriedade, simplicidade e discrição onde cada móvel, acessório e objeto carrega sua função no cômodo. Nada de enfeites sem finalidade, o minimalismo preza pela comodidade e conforto.

Nessa linha de decoração, a paleta de cores escolhida é em tons neutros na qual

paredes brancas e linhas retas são protagonistas. Além disso, dá para fazer combinações bem estilosas com tonalidades sutis, como o bege, preto, cinza ou até mesmo tons pastéis.

Falando nisso, uma grande aliada nessa harmonia é o uso de madeira clara nos móveis. Mas iremos falar dela mais pra frente, tudo bem?

Ideias para uma decoração minimalista

Sala de estar

Não só de cores neutras e linhas retas vive o minimalismo, ainda mais quando um dos espaços é uma sala de estar.

Você pode ousar na decoração com o uso de plantas por meio do estilo escandinavo, no qual a geometria e a funcionalidade são empregues em móveis e objetos sob medida. Mas a natureza se faz presente com alguns pontos verdes nos ambientes.

Entre as espécies de plantas, prefira as mais robustas como a costela-de-adão ou pendentes como jiboia. Outra dica bem legal é investir em vasos ou suportes claros e sóbrios.

Para criar a sensação de amplitude e aproveitar a luz natural, o ideal é paredes brancas ou com tons neutros como o cinza, para deixar a sala com a cara de um apartamento minimalista. Mesa e sofá de linhas retas também são bem indicados para esse estilo.

Cozinha

Design clean e formas simples também são bem-vindos para a cozinha e sala de jantar.

Aqui, o que vale é a organização. É totalmente aceito ter muitos utensílios e acessórios, mas o segredo é deixá-los guardados dentro dos armários e gavetas. Ter uma bancada de trabalho limpa e organizada também faz parte do minimalismo.

Na cozinha, pode-se usar cores mais fortes nas paredes para proporcionar um equilíbrio perfeito entre a suavidade do branco, cinza ou bege, com a personalidade dos tons mais escuros, como o preto.

Exemplo disso é quando bancada, armários e eletrodomésticos são pretos. Recomenda-se investir em paredes brancas e metais dourados para dar o contraste harmonioso no ambiente.

Quarto

A regra de não acumular se aplica nos quartos também. Quem deseja transformar um apartamento minimalista precisa entender que a decoração do quarto é focada totalmente na beleza do mobiliário e organização.

Dessa forma, é interessante não ter um mobiliário que possa servir para acumular bagunça, como cabideiros, cadeiras e poltronas.

Que tipos de materiais podem ser utilizados para apartamento minimalista?

Geralmente, os materiais mais comuns para quem deseja mergulhar no estilo minimalista são: inox, cromado, madeira clara, mármore, vidro e granito.

Uma estratégia legal é dispensar puxadores, cortinas, abajures para criar um ambiente mais despojado e livre de acessórios.

Tudo deve estar alinhado à ideia de funcionalidade que pretende promover ao ambiente. Sabe-se que tapetes devem ser lisos e suaves para contribuir para estética. Sabe por quê?

Além de obter um apartamento minimalista, você vai viver e ter experiências em um espaço organizado em tudo tem seu lugar e função.

Como fazer do minimalismo um estilo de vida

O minimalismo vem para tirar as amarras do medo e das armadilhas do consumo exagerado que faz parte do nosso mercado. A filosofia de vida minimalista pode adentrar outro nível de consciência e liberdade.

Isso não quer dizer que esteja proibido possuir bens materiais, mas o minimalismo prega o consumo consciente. Obter apenas o necessário, para que se tenha uma função para o seu dia a dia.

Acumular itens supérfluos pode atrapalhar o foco na saúde, relacionamento e crescimento pessoal. A busca pela felicidade e bem-estar está na própria existência, não nas coisas.

Desapegar pode ser recompensador, experimente!

Comentários (1)

  1. Aprenda a otimizar o espaço do apartamento de forma descomplicada!
    06/05/2021

    […] 1. Aposte no minimalismo  […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *