fbpx

Aprenda a escolher o melhor tipo de iluminação para sua casa

Qual o tipo de iluminação mais adequado para o seu projeto? Te ensinamos a escolher! 

Na hora de fazer um projeto de decoração, as pessoas focam bastante nos móveis, na organização dos espaços e no planejamento das cores. Mas se esquecem de escolher o tipo de iluminação certo para cada ambiente. 

A iluminação é uma das partes mais importantes para se ter um lar confortável. Com ela, é possível valorizar os cômodos e criar cenários capazes de transmitir bem-estar aos moradores. 

Quer saber como distribuir uma boa iluminação de forma inteligente? Aprenda agora mesmo a escolher o melhor tipo de projeto luminotécnico. É simples e prático, vem com a gente! 

O tipo de iluminação pode transformar os ambientes 

Imagem: Freepik 

Muitos podem achar que a iluminação é apenas um item a mais para riscar do checklist de um projeto. Porém, se escolhida e aplicada de forma incorreta, ela pode causar o efeito contrário ao criar sombras nos espaços. 

O tipo de iluminação adequada apresenta funcionalidades muito interessantes que envolvem o destaque de algum detalhe de determinada área e as sensações que se encaixam nas necessidades dos moradores. 

Esse tipo de cuidado é visto em luzes direta e indireta na cozinha e na sala, em uma iluminação indireta nos quartos – onde é mais indicada – e no espaço de trabalho, com pontos de luz estratégicos para um foco completo.  

Já nas áreas externas, o tipo de iluminação precisa ser pensado um pouco diferente uma vez que dá para aproveitar bastante a luz natural e luzes artificiais – com lâmpadas de LED, por exemplo -, para reforçar a visibilidade. 

Conheça os tipos de iluminação para usar em casa 💡 

Está em dúvida sobre qual modelo aplicar? Fique tranquilo, porque listamos as três principais opções de iluminação para você escolher aquelas que podem ser totalmente funcionais às suas necessidades em cada ambiente.  

Veja a seguir: 

Iluminação difusa  

Considerada uma das mais escolhidas, a iluminação difusa é muito versátil e dificilmente você irá errar ao optar por esse tipo de lâmpada. Isso porque, ela pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa por meio de luminárias, lustres ou suportes pendentes. 

Sua marca é a suavidade, de modo a não causar sombras e contrastes indesejados em móveis e objetos de sala de estar, quartos e banheiros. 

Iluminação direta 

O tipo de iluminação direta, como o próprio nome sugere, a luz é posta de forma intensa e específica sobre algum ponto do ambiente. Seja para chamar atenção a algum objeto de decoração ou para oferecer funcionalidade ao espaço de trabalho ou estudo. 

Esse modelo é ótimo para quem cultiva o hábito da leitura ou até mesmo precisa de um ponto de luz direta para fazer maquiagem. Geralmente, a lâmpada é colocada em abajures, spots, arandelas e suportes pendentes. 

Fitas de LED são alternativas bem legais para esse projeto, já que não esquentam e não alteram a cor dos objetos. 

Iluminação indireta 

Ter uma iluminação indireta é saber que a luz não é o foco em questão. Ou seja, essa proposta ajuda a realçar peças e objetos de um ambiente. Tudo para criar um reflexo e iluminar os detalhes de maneira leve e uniforme. 

A iluminação indireta é indicada para destacar qualquer superfície clara, como teto, parede ou a própria luminária. Esse tipo de luz costuma ser muito aplicada em forros de gesso também.  

O efeito despojado deixa o ambiente bem moderno e aconchegante. Fica a dica! 

A temperatura das cores importa, saiba por quê! 

Você sabia que as temperaturas das cores podem impactar no nosso nível de atenção, foco e relaxamento? 

Estudos apontam que a tonalidade da cor da lâmpada pode provocar agitação ou sensações de tranquilidade se variadas entre os tons mais quentes e os frios.  

Para simplificar esse entendimento, separamos em dois blocos as influências que as cores podem causar em cada cômodo e na qualidade de vida dos moradores. 

Cores quentes  

As luzes quentes são aquelas com menor índice de graus Kelvin. Seu aspecto mais puxado para o amarelo, vermelho e laranja remete às sensações como descanso, aconchego e tranquilidade. Dessa forma, elas são indicadas para os seguintes ambientes: 

Salas de estar 

Sem dúvida é o cômodo perfeito para receber luz com temperatura mais quente, fixada em abajures, luminárias de piso ou arandelas. 

Salas de jantar 

De modo pendente ou em lustre específico, as lâmpadas de cores quentes podem ser instaladas em Spots no teto ou trilhos de iluminação para abrigar lâmpadas. 

Cores frias 

Diferentemente dos tons quentes, a iluminação com cores frias carrega maior índice de graus Kelvin, o que proporciona cores mais claras tais como: o branco, turquesa, tons de azul e verde.  

Esse tipo de iluminação é indicado para ambientes que demandam uma atividade de maior atenção, como: 

Cozinha 

Utilizar lâmpadas de temperatura baixa facilita na preparação dos pratos. Você consegue garantir a boa qualidade de suas tarefas com a iluminação natural e fria. 

Área do home office 

Investir no tipo de iluminação mais fria faz toda diferença para estimular maior atenção às atividades mais complexas, como estudos ou trabalho. 

Área de serviço 

O mesmo benefício vale para quem realiza tarefas que exigem maior atenção nos detalhes com a ajuda de luzes claras. A claridade adequada que vem delas, faz com que a higienização dos itens seja feita com mais cuidado. 

Por que o tipo de iluminação é importante para a decoração e seu bem-estar? 

O primeiro fator essencial que uma iluminação apresenta é a chance de mudar a concepção do seu espaço com mais elegância e praticidade. Como dissemos anteriormente, cada ambiente possui uma funcionalidade que exige um tipo de luz para tal. 

Logo, se torna necessário pensar nesse elemento nos processos de início, construção ou reforma da casa. Assim, você deixa seu lar iluminado adequadamente e garante maior conforto.  

Além disso, contar com um profissional da área é fundamental para fazer um estudo completo dos ambientes e indicar qual o melhor tipo de iluminação para fornecer o efeito desejado de acordo com as necessidades dos moradores. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *